Quem sou eu

Minha foto
Esta é a página oficial da Barra do Galo, a única banda de Santa Cruz do Sul. Fotos, Videos, Curiosidades, Músicas, Informação e muito mais sobre a torcida do FC Santa Cruz, você ira encontrar aqui neste blog, atualizado semanalmente.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

BM fora dos estádios

Matéria que saiu no Portal SUL21 desta quarta-feira fala sobre a proposta do comandante Geral da Brigada Militar, de retirar a polícia de dentro dos presídio e estádios de futebol.

_______________________

Comandante-geral defende saída da BM de estádios e presídios

Para Duarte, o policiamento interno dos estádios em dias de jogos e a guarda externa ou administração de casas prisionais não são atribuições da corporação

O comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Fábio Duarte, defendeu a saída da corporação dos estádios de futebol e dos presídios. Ele foi o convidado na manhã desta quarta-feira (24) de um encontro da Comissão de Segurança do Tribunal de Justiça do Estado, em Porto Alegre.

Para Duarte, o policiamento interno dos estádios em dias de jogos e a guarda externa ou administração de casas prisionais não são atribuições da corporação. Ele também lembrou que os custos gastos pela BM com atividades do futebol, por exemplo, são de cerca de R$ 8 milhões por ano.
Como argumento para a sua defesa, o oficial recordou ainda o problema da retirada de efetivo do policiamento ostensivo para atender “um evento que é privado e não público”. Em uma partida na Arena do Grêmio, por exemplo, são mobilizados 400 brigadianos, segundo ele. Ressalvou, porém, que o policiamento no entorno do estádio permaneceria.

O coronel também alegou que, na Copa do Mundo de 2014, a Fifa não autoriza o policiamento dentro dos estádios e, na sua avaliação, o mesmo deveria ocorrer em jogos normais.

Sobre a atuação da BM nos presídios, onde é responsável pela guarda externa e também administra o Presídio Central e a Penitenciária Estadual do Jacuí, o comandante-geral explicou que a Susepe é quem deveria assumir o trabalho. Duarte calculou que 580 policiais militares estão fora das ruas em decorrência disso.

As questões das casas prisionais e dos estádios de futebol estão sendo discutidas no âmbito da Secretaria da Segurança Pública, podendo a segunda ser resolvida através de proposta de emenda constitucional.


Com informações do Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.